Vereadora aciona concessionária para fiscalização de fiações em postes

por Rogerio Mattive publicado 28/03/2025 11h22, última modificação 28/03/2025 11h22
Regina Márcia quer levantamento técnico e divulgação de canal para denúncias

Os fios soltos e acumulados em postes de energia de Álvares Machado foram novamente debatidos pela Câmara Municipal de Álvares Machado. Em requerimento de providências aprovado em sessão ordinária de terça-feira (25), a vereadora Regina Márcia (PP) aciona a concessionária Energisa Sul-Sudeste cobrando fiscalização, além de levantamento técnico.

Ao citar a Resolução Normativa nº 1.044/2022 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a parlamentar considera que a concessionária é responsável pela gestão da infraestrutura dos postes. "E que compete a ela exigir das operadoras de telecomunicações o cumprimento das normas regulatórias".

Em seu pedido, Regina Márcia requer a realização, em caráter de urgência, de levantamento técnico e regularização das fiações irregulares nos postes públicos da cidade, a intensificação da fiscalização e notificação das operadoras de telecomunicações, além da apresentação de plano de fiscalização contínua, acompanhado de cronograma de manutenção preventiva da rede instalada.

Por fim, a criação ou divulgação de canal acessível à população para recebimento de denúncias relativas a fiações irregulares. "E demais riscos à segurança pública decorrentes da má gestão da infraestrutura", finaliza.