Sessão Mirim com alunos de Coronel Goulart é marcada por recorde de requerimentos
Com o maior número de requerimentos e moções aprovados em 13 anos, os vereadores mirins da Escola Municipal José Molina, do Distrito de Coronel Goulart, realizaram a 2ª sessão da Câmara Mirim de Álvares Machado de 2024, nesta sexta-feira (30). Com o Plenário Vereador Sebastião Antônio Pereira praticamente lotado, os estudantes debateram diversas melhorias, entre reformas de espaços públicos, sinalização de trânsito, iluminação, entre outros.
Ao todo, foram 17 requerimentos de providências, que serão encaminhados ao Poder Executivo. "É uma quantidade de pedidos surpreendente. Nunca vi tantos requerimentos em todos os anos da Câmara Mirim. E são pedidos importantes para a coletividade local, que vão ser enviados ao Executivo para analisar a viabilidade de atendimento", fala o diretor legislativo da Câmara Municipal, Paulo Villalva.
Os vereadores mirins debateram e aprovaram pedidos para instalação de redutores de velocidade, manutenção de postes de iluminação, implantação de ações educativas ambientais, fiscalização do uso de bicicletas motorizadas, reforma do Posto de Saúde e do prédio da própria escola, além da instalação de uma Casa de Velório.
"Foi uma nova experiência, que levarei para a vida toda. Aqui, pude aprender sobre ter mais disciplina, respeitar o momento do próximo, o funcionamento da Câmara e não julgar o vereador, pois não é ele que tem o poder de decidir em fazer. Espero que o prefeito possa ver todos os pedidos e dar uma atenção. Que ele possa atender pelo menos os mais críticos", comenta o vereador mirim Briam Cardoso Souza, do 8º ano.
Entre os pedidos, foi debatida a implantação de um posto dos Correios no distrito, com direito a uso da palavra pelo legislador mirim Isaque Gregório Santana, do 6º ano. "Hoje, defendi a questão dos Correios e das bicicletas motorizadas. Hoje tenho noção de que a política pode ajudar no nosso futuro. Caso um dia me torne vereador, já sei como fazer requerimentos e projetos. Foi encantador, muito bom. Me senti nervoso no começo, mas depois foi tudo tranquilo", analisa.
"Um dos pedidos mais importantes que fizemos é sobre o Posto de Saúde, que precisa ter mais médicos durante o dia, como também mais medicamentos. Se alguém passar mal, até vir para a cidade, é demorado. Também pedimos para melhorar a iluminação; o distrito tem muitas lâmpadas queimadas", aponta Yasmim Novais Bezerra, 7º ano, que desempenhou a função de 2ª secretária da Mesa Diretora.
O plenário mirim também aprovou pedidos para a pavimentação de ruas do distrito e a manutenção de praças e espaços de lazer, além de 21 Moções de Aplausos e concessão da Medalha de Honra ao Mérito 'Guilherme Barão Martin Marques' ao professor e diretor da Emeif José Molina, André Gonçalves Vieira.
"Para nós que convivemos com eles, não é surpresa. Eles têm esse comportamento crítico e questionador em sala de aula. São sempre curiosos sobre o funcionamento das coisas. Eu já tinha ideia que viria algo bom, mas não nessa dimensão. Mas, não é à toa que os alunos do 2º ano e o 5º ano colocaram a Escola José Molina entre as cinco melhores do Estado de São Paulo no Saresp, elevando o índice do Ideb do município", frisa o diretor da unidade escolar.
Senso crítico apurado
Para Paulo Villalva, os vereadores mirins apresentaram maturidade e senso crítico durante os trabalhos. "Desde a primeira reunião, fiquei surpreso com o senso crítico dessas crianças. E elas realizaram uma sessão maravilhosa, discutindo os problemas de Coronel Goulart com uma maturidade incrível. Foi muito produtivo, com esses alunos mostrando todo o potencial. O projeto da Câmara Mirim tem surtido efeito visto a sessão exemplar que tivemos", finaliza.
Os vereadores mirins da Escola José Molina
Alcides Mirella da Silva, 8º ano (presidente)
Maycon Douglas de Paulo, 8º ano (vice-presidente)
Enrico Porangaba de Pádua Pereira, 5º ano (1º secretário)
Yasmim Novais Bezerra, 7º ano (2ª secretária)
Pedro Lucas Oliveira Sartorelli, 5º ano
Maria Vitória Rocha Moitinho da Motta, 7º ano
Briam Cardoso Souza, 8º ano
Isaque Gregório Santana, 6º ano
Maria Caroline Silva Ferreira, 8º ano
Transmissões
Os trabalhos foram transmitidos ao vivo pelo canal da TV Câmara no YouTube: www.youtube.com/@camaramunicipaldealvaresma2329. A sessão pode ser assistida a qualquer momento, pelo site da Câmara Municipal, Youtube e Facebook.