Parlamentar pede estudos para integração de dados de pacientes em unidades de Saúde
Facilitar o acesso a dados essenciais de pacientes por meio da integração de sistemas entre unidades de Saúde e Santa Casa de Misericórdia de Álvares Machado. É o que pede o vereador João da Farmácia (PSD) por meio de requerimento aprovado em sessão ordinária de terça-feira (18).
Endereçado ao Executivo, o documento solicita informações sobre a existência de estudos visando a integração com o objetivo de unificar prontuários médicos e receitas de medicamentos em uso visando a eficiência da gestão da saúde pública municipal.
João da Farmácia pede que sejam apontadas as razões que impedem a adoção de tais medidas e se há perspectiva de estudos futuros para viabilizar essa integração.
"A integração dos sistemas de informação entre as unidades de saúde do município e a Santa Casa pode proporcionar maior agilidade no atendimento, evitar prescrições indevidas, garantir a continuidade dos tratamentos e melhorar o planejamento das políticas públicas voltadas à saúde", defende.
Dispensário de medicamentos
Em um segundo requerimento, o vereador cobra estudo sobre a viabilidade de instalação de dispensário de medicamentos próximo aos bairros Jardim Bela Vista e São José.
"A distância entre o dispensário central e os moradores dos bairros mencionados dificulta o acesso aos medicamentos, especialmente para idosos e pessoas com limitação de mobilidade. Dessa forma, a implantação de um novo dispensário ou a oferta de transporte adequado contribuirá significativamente para garantir o direito à saúde e melhorar a qualidade de vida da população local", argumenta.