Legislativo Machadense retoma trabalhos da Câmara Mirim

por Rogerio Mattive publicado 16/04/2024 08h32, última modificação 24/10/2024 09h29
Reuniões com escolas definem datas para eleições internas e realização de palestras

No próximo mês, serão iniciados os trabalhos da Câmara Mirim de Álvares Machado. Com a participação de estudantes de nove escolas do município, o projeto de formação e conscientização de crianças e adolescentes é retomado pela Câmara Municipal após uma pausa de três anos devido a pandemia da Covid-19.

Nesta primeira etapa, o Legislativo promove reuniões com representantes das unidades educacionais para a definição de datas e realização das eleições para escolha dos vereadores mirins, como também daqueles que vão compor a Mesa Diretora.

"Esse projeto é de grande importância para que os jovens comecem a olhar para a política com seriedade. É na Câmara que são elaboradas e discutidas as leis que regem a nossa cidade. E essas leis impactam diretamente a vida de cada cidadão machadense. A Câmara Mirim vem mostrar aos alunos qual o papel de um vereador, além de pontuar que devemos eleger com muita seriedade e responsabilidade quem vai compor o Legislativo, pois os parlamentares são nossos representantes diretos", diz a presidente do Legislativo, Estela do Escritório (PP).

Para o diretor legislativo da Câmara Municipal, Paulo Villalva, a Câmara Mirim é propulsora de ações de formação e conscientização de crianças e jovens. "A Câmara Mirim é um projeto muito importante para a Câmara Municipal. Ela foi criada em 2011, e só parou em função da pandemia. A retomada do projeto é um marco importante, pois a gente vê uma proposta de conscientização e formação muito bem aplicada nesses anos. Fico feliz pela retomada e por estar na coordenação desse projeto desde o seu início. Vejo que o resultado em prol dessas crianças e adolescentes é muito positivo dada a formação de futuros cidadãos", pontua.

Nessa segunda-feira (15), a Escola Sesi confirmou sua participação no projeto durante reunião entre a auxiliar docente da unidade, Aline Olivo Venâncio, e representantes do Legislativo.

"Tivemos um contato preliminar com todas as escolas que decidiram retomar o projeto no mês de maio por causa do calendário letivo. Conversamos com as nove escolas participantes, e faremos um planejamento mês a mês até que se cumpra todos os colégios compreendendo as fases de treinamento, plenária e de palestras. Cada escola faz uma eleição interna e elege seus nove vereadores, inclusive com a Mesa Diretora. A partir daí, iniciamos o trabalho de treinamento e apresentação em plenário", explica Villalva.



Atualmente, o Sesi conta com 380 estudantes matriculados. A participação de alunos em outras edições da Câmara Mirim resultou em melhorias no entorno da escola. "Por meio desse projeto, os alunos tiveram a proposta de calçamento da rua aprovada e executada. Acredito que o aluno tem um maior interesse ao participar diretamente. Quem sabe não teremos futuros vereadores, prefeitos e pessoas que trabalhem no fomento de políticas públicas", expõe Aline Venâncio.

"Penso que a Câmara Mirim vai fazer com que os alunos estejam mais próximos do que se passa no Legislativo. Servirá para que possam entender sobre as discussões das propostas, de como são elaboradas as leis, quais os caminhos para solicitações", complementa.