Legislativo Machadense concede título de cidadania ao deputado Fernando Marangoni

por Rogerio Mattive publicado 05/04/2024 23h40, última modificação 24/10/2024 09h30
Honraria foi entregue em reconhecimento aos serviços prestados pelo deputado ao município

A 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Álvares Machado concedeu o Título de Cidadão Machadense ao deputado federal Fernando Marangoni, durante sessão solene realizada na noite desta sexta-feira (5).

Com a galeria do Plenário Vereador Sebastião Antônio Pereira lotada, a honraria foi entregue em reconhecimento aos serviços prestados pelo deputado ao município. "É uma honra prestar essa homenagem, pois ele se tornou um amigo de Álvares Machado. Esse é um ato de reconhecimento pelo o que o deputado tem feito por toda nossa região. Sempre que precisamos, você está disponível. O deputado é sempre bem-vindo na nossa casa, no nosso município", discursou o vereador Joel Nunes, autor do projeto de concessão do título.

Os trabalhos da sessão foram comandados pela presidente do Legislativo, Estela do Escritório. A solenidade foi acompanhada ainda pelos parlamentares Pedrinho do Coral (vice-presidente), Cláudio Salomão (1º secretário), João Sanchez (2º secretário), Dema e Marquinhos Bozó.

"Ao conferirmos o título de Cidadão Machadense ao deputado federal Fernando Marangoni reafirmamos a importância de valorizar aqueles que, com dedicação e empenho, contribuem para o desenvolvimento e progresso de nossa cidade. O deputado demonstrou comprometimento com nossa cidade. É com gratidão que hoje o homenageamos", falou a presidente da Câmara, Estela do Escritório.



Estiveram presentes na homenagem vereadores, secretários municipais e prefeitos das cidades de Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Presidente Bernardes, Narandiba, Anhumas, Santo Expedito, Santo Anastácio, além de representantes da Maçonaria, entidades de ensino, instituições filantrópicas. Participaram ainda da solenidade o gerente regional da CDHU, Lucas Haro; e o deputado estadual Rafael Saraiva, além de familiares do homenageado, amigos e população em geral.

"É recordista de recursos ao nosso município. No primeiro mandato como deputado, tem se destacado na política como grande articulador independentemente de partido político. Você valorizou suas raízes e buscou seus objetivos aqui [na região]. Sinta-se acolhido e muito bem recebido por todos", pontuou o prefeito de Álvares Machado, Roger Gasques.

O deputado Fernando Marangoni esteve acompanhado da esposa, Fabiana Marangoni. Ao fazer o uso da palavra, agradeceu o Legislativo pela outorga do título de cidadania. "Quero agradecer a todos os vereadores que votaram nesse projeto para receber essa honraria. Não tinha me dado conta de como em quanto pouco tempo conseguimos mandar tanto recurso para Álvares Machado, aproximadamente R$ 16 milhões. Cada recurso que mando para a cidade, sei que vai chegar na ponta, que vai ser bem aplicado", disse.

"Estar aqui com vocês recebendo essa honraria, a partir de hoje, podem cobrar em dobro; além de deputado é deputado machadense. A minha missão como deputado é servir a todos, independentemente de qualquer coisa", finalizou.



Confira o histórico do homenageado

Fernando José de Souza Marangoni nasceu no dia 22 de janeiro de 1980 em São Paulo-SP, hoje domiciliado em Santo André-SP. Deputado federal na 57ª Legislatura (2023/2027) pelo Estado de São Paulo, é advogado e professor universitário, formado em Direito em Presidente Prudente, doutorado em Ciências Sociais e pós-doutorado em Direito Tributário.

Marangoni foi secretário de Habitação de Santo André, onde tem domicilio eleitoral, entre 2017 e 2018. Em 2019, foi nomeado secretário executivo de Habitação do Estado de São Paulo. Em outubro de 2022, disputou pela primeira vez o cargo de deputado federal pelo União Brasil, eleito com 89.390 votos para exercer seu primeiro mandato na Câmara de Deputados.

Marangoni é vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), membro da Comissão de Constituição de Justiça e de Cidadania (CCJC) e da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços (CICS).

Também é membro das comissões temporárias de Direito Digital, Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde, e Prevenção e Auxílio a Desastres e Calamidades Públicas. O parlamentar integra a Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) e coordena quatro importantes frentes parlamentares no Congresso Nacional: Frente Parlamentar do Desenvolvimento Urbano Sustentável, Frente Parlamentar do Saneamento Básico, Frente Parlamentar dos Resíduos Sólidos e Frente Parlamentar dos Consórcios.

Foi relator da Medida Provisória nº 1162/2023, que retomou o programa 'Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Atualmente, é vice-líder do bloco União Brasil, PP, Federação PSDB/Cidadania, PDT, PSB, Avante, Solidariedade, PRD na Câmara dos Deputados.