Legislativo entrega título de Cidadão Machadense ao Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima

por Rogerio Mattive publicado 19/05/2024 07h27, última modificação 24/10/2024 09h27
Com plenário lotado, diretor geral da Apec recebeu honraria em sessão solene

Em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (17), a 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Álvares Machado entregou o Título de Cidadão Machadense ao diretor geral da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Augusto Cesar de Oliveira Lima.

Com a presença de autoridades e familiares do homenageado, a galeria do Plenário Vereador Sebastião Antônio Pereira ficou completamente lotada.

Aprovada por unanimidade pelos parlamentares, a iniciativa da honraria é da presidente do Legislativo, vereadora Estela do Escritório (PP). "É com imensa honra e sentimento de gratidão que concedemos o título a uma figura que tem sua trajetória marcada pelo impacto social promovido por meio de sua atuação na Unoeste. Dr. Augusto Cesar acompanhou desde cedo seus pais na construção da maior universidade do Oeste Paulista. Que o seu trabalho continue a inspirar futuras gerações. E que sua visão e compromisso sigam guiando o desenvolvimento da nossa cidade e região", disse.

"Parabéns presidente Estela por essa sensibilidade e reconhecimento. Entregar um título de cidadão machadense ao Dr. Cesar é ter gratidão, é reconhecer todo um trabalho em prol de todos. O peso de responsabilidade do Cesar é algo grandioso, iluminado", pontuou o prefeito de Prudente, Ed Thomas.



A homenagem reconhece os relevantes serviços prestados por Augusto Cesar à comunidade machadense. "Eu fico satisfeito de ver a Câmara de Álvares Machado fazendo a lição de casa, pois os vereadores realizam um ato muito importante ao reconhecer o trabalho realizado pelo Dr. Augusto Cesar. A Câmara está de parabéns por lembrar de alguém que ajuda no desenvolvimento da região", frisou o deputado estadual Mauro Bragato.

Durante a outorga do título, marcaram presença o prefeito de Álvares Machado, Roger Gasques; o prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas; o deputado estadual Mauro Bragato; vereadores prudentinos; o tenente coronel da Polícia Militar, Luís Nelson Disaró, responsável pelo18º BPM/I; o comandante da 4ª Cia PM de Álvares Machado, capitão Thiago Cesar Felipe Antônio; além de diretores da Unoeste, familiares e amigos do homenageado.



Acompanhado da esposa Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima, Dr. Augusto Cesar realçou, ao fazer o uso da palavra, o trabalho desenvolvido pela Unoeste em Álvares Machado. "É com muita felicidade e profunda gratidão que recebo o título de Cidadão de Álvares Machado. É um sentimento que me enche de orgulho e felicidade. Quero expressar a mais sincera gratidão a todos os vereadores por esse honrado título. Sinto muito orgulho de ter a amizade de todos vocês. Essa homenagem reforça ainda mais o laço de compromisso que temos com essa comunidade tão acolhedora".

Cesar Lima é o filho mais velho dos fundadores da Unoeste, os professores Agripino de Oliveira Lima Filho e Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima. Tem sua história de vida ligada à área educacional, pois acompanhou os pais na construção da universidade, que teve início em 1972 com os cursos da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação, a Faclepp.



"Ele tem guiado nossa instituição com excelência. Sua atuação usa a educação como uma ferramenta poderosa para transformar vidas e comunidades pelo conhecimento", destacou Adilson Eduardo Guelfi, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unoeste.

Confira o histórico do homenageado

Augusto Cesar de Oliveira Lima nasceu em 27 de julho de 1954, na cidade paulista de Garça. Atualmente, é diretor geral da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da Universidade do Oeste Paulista – Unoeste. É o filho mais velho de Agripino de Oliveira Lima Filho e Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, fundadores da Unoeste.

Possui formação superior em Odontologia, Direito e Medicina Veterinária, pela Unoeste e Toledo, além de Mestrado e Doutorado na área de Odontologia pela Unesp.

Sua relação com o ensino superior começou cedo, pois acompanhou os pais, que eram professores, na realização do sonho de construir a maior universidade do Oeste Paulista, em 1972, quando começaram a funcionar os primeiros cursos da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp), que deu início à Unoeste.

Na Apec/Unoeste, já em 1976, ocupou cargo no conselho fiscal, depois foi também docente, pró-reitor comunitário, 2º tesoureiro, diretor do centro de pós-graduação, pesquisa e extensão, diretor administrativo, e atualmente é diretor geral.

Também acompanhou o pai, professor Agripino Lima, na idealização do Hospital Universitário, inaugurado em fevereiro de 1997, que depois foi estadualizado em 2009, sendo o segundo maior hospital público do Estado de São Paulo e que mantém a parceria com a Unoeste.

Cesar Lima também participou do projeto de expansão da Unoeste para as cidades paulistas de Jaú e Guarujá. Como representante institucional também já participou de diversos eventos nacionais e internacionais no segmento educacional.

Na sua formação inicial, passou pelas escolas estaduais Alfredo Marcondes e Maria Luiza Formozinho Ribeiro, completando o ensino fundamental; e estudou o ensino médio no IE Fernando Costa.