Legislativo de Álvares Machado é representado na 7ª edição do Empreenda Tur

por Rogerio Mattive publicado 16/11/2024 17h35, última modificação 16/11/2024 17h35

Autora da lei que instituiu o Programa Feira das Mulheres Empreendedoras no município, a vereadora Lê do Projeto (PSDB) representou a Câmara Municipal de Álvares Machado na sétima edição do Circuito Empreenda Tur. O evento itinerante de fomento do setor turístico foi realizado na cidade de Itapetininga, no último dia 9.

Neste ano, o tema central foi “Conferência de Empreendedorismo e Eco Turismo do Campo e da Cidade”. A ação contou com treinamentos e capacitação, cursos com certificação, palestrantes renomados, linhas de crédito para empreendedores do turismo, orientações para aberturas de empresas, exposições, balcão de negócios, entre outras atrações.

"Atualmente, Itapetininga é a capital do empreendedorismo Agro. Representando as mulheres empreendedoras de nossa cidade e o Legislativo, participei de várias palestras e cursos, o que gerou muito aprendizado. Voltei com muitas ideias e planos para fomentar o empreendedorismo no nosso município", diz a parlamentar.

Segundo ela, a intenção é auxiliar as mulheres que trabalham no setor da agricultura. "Mulheres que lutam todo dia, no sol e na chuva, e são esquecidas. Essas mulheres não têm um reconhecimento e apoio que merecem", frisa.

O Empreenda Tur é considerado o maior evento itinerante de turismo do Estado de São Paulo.

Feira das Mulheres Empreendedoras

Em setembro deste ano, foi sancionada pelo Executivo a lei que institui o Programa Feira das Mulheres Empreendedoras, de ações de inclusão social e incentivo ao empreendedorismo
feminino, em Álvares Machado.

De autoria de Lê do Projeto, a lei visa garantir às mulheres o incentivo e a promoção do exercício do papel estratégico de agente do desenvolvimento, promovendo a articulação do poder público e sociedade civil, na garantia de plena integração social e econômica.

Para tal, o município deve oferecer espaços em áreas públicas para a exposição e comercialização de produtos e serviços desenvolvidos por mulheres; fomentar a transformação das mulheres em líderes empreendedoras, com sensibilidade para identificar oportunidades de desenvolvimento profissional, familiar e do território onde estão inseridas; estimular a elaboração de projetos desenvolvidos pelas mulheres como forma de viabilizar alternativas de trabalho e renda.

Deve ainda incentivar o desenvolvimento de competências relacionadas às atividades empreendedoras; fomentar a realização de feiras centralizadas e descentralizadas, com mulheres
com vistas à promoção do empreendedorismo feminino; entre outras medidas.