Escola de Coronel Goulart inicia escolha de vereadores que atuarão na Câmara Mirim

por Rogerio Mattive publicado 06/08/2024 16h34, última modificação 06/08/2024 16h34
Reunião discutiu etapas que serão executadas pelos alunos nos próximos dias

Neste mês, a Câmara Mirim de Álvares Machado realizará a segunda sessão do ano. Desta vez, o projeto de formação e conscientização de crianças e adolescentes contará com a participação de estudantes da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Vereador José Molina, localizada no Distrito de Coronel Goulart.

Em reunião realizada nessa segunda-feira (5), integrantes da Câmara Municipal e da unidade de ensino discutiram as etapas que serão executadas nos próximos dias como, por exemplo, a eleição para a escolha dos vereadores mirins e membros da Mesa Diretora Mirim, elaboração de requerimentos, moções e projetos.

Haverá ainda uma palestra com os alunos abordando o cotidiano do Legislativo. A sessão mirim será realizada no dia 30 de agosto, sexta-feira, às 9h, no Plenário Vereador Sebastião Antônio Pereira, sede do Legislativo Machadense.

"O bate-papo foi muito produtivo. Eles entenderam o objetivo do projeto e, agora, vão realizar a eleição entre os alunos da escola. Marcamos uma reunião futura para discutirmos como vai ser a sessão, que está agendada para o dia 30 de agosto", diz o diretor legislativo da Câmara Municipal, Paulo Villalva. Ele esteve acompanhado do procurador jurídico do Legislativo, Diogo Ramos Cerbelera; e do servidor legislativo, Matheus Teixeira.

Para o diretor da escola, o professor de ciências André Gonçalves Vieira, o projeto da Câmara Mirim rompe uma barreira presente no cotidiano dos estudantes. "É importante para que a criança e o adolescente entendam sobre a função do legislador, seja vereador ou deputado. Desta forma, terão noção de que, por meio de uma reivindicação, é possível conquistar melhorias para o bairro, promover qualidade de vida aos moradores", fala.

"O aluno precisa analisar se as ideias que tem em mente são articuladas ou se elas trarão benefícios para a sociedade ou não. É trabalhar o senso do 'bem comum' e saber lidar com a coletividade, que o bem maior junto à comunidade".

Até o fim do ano, outras escolas participarão da Câmara Mirim, segundo Villalva. "No mês de setembro, será a vez dos alunos do Colégio Objetivo; em seguida, os estudantes do Anglo. E nós estamos agendando com a Escola Estadual Angélica de Oliveira para o mês de novembro", finaliza.

Certificada

Criada em 2011, a Câmara Mirim só parou suas atividades em função da pandemia. Com a retomada este ano, a Câmara Municipal de Álvares Machado foi certificada como "Parceira da Juventude durante o 7º Conexidades - Encontro Nacional de Parceiros Públicos e Privados, que foi realizado na cidade de São Sebastião, litoral paulista, em junho.