Empenhados: alunos do Colégio Objetivo se preparam para sessão mirim

por Maria Clara Catuchi publicado 03/10/2024 18h20, última modificação 03/10/2024 18h22
Vereadores mirins realizaram treinamento antes dos trabalhos desta sexta

Na manhã desta quinta-feira (3), os alunos do Colégio Gênesis Objetivo de Álvares Machado realizaram um treinamento antes da sessão da Câmara Mirim. Aberta ao público, a sessão ocorre nesta sexta-feira (4), às 9h, no Plenário Vereador Sebastião Antônio Pereira, sede do Legislativo Machadense.

Durante o treinamento, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto como são realizadas as sessões legislativas. Além de agregar conhecimento técnico sobre o funcionamento da Câmara, a atividade também despertou nos alunos o interesse pela política pública na construção de uma sociedade mais justa e democrática.

“Gostei muito do desempenho deles. Até mesmo na escola, antes de vir para cá, demonstraram bastante dedicação no que estavam planejando”, comenta Maria Cristina Souza, coordenadora de ensino do colégio.

Ela também ressalta a importância do evento no contexto educacional. “A gente espera que eles aprendam que a participação política é muito importante, principalmente, por estarem desenvolvendo a cidadania e aprendendo a cobrar o que for necessário”, pontua.

Alunos empenhados

A vereadora mirim Hayana Vitória Arques Silva comenta sobre o desempenho dos colegas no 'ensaio' antes da sessão mirim. “Minha expectativa para a sessão é que seja muito boa e proveitosa. Acho muito importante ter contato desde cedo com o Legislativo para que, quando eu for uma eleitora, saiba o que fazer e o conhecimento que devo ter para isso”, diz.

Já o presidente eleito, Gustavo Diamante Novais, pontua em relação ao contato dos jovens com a política. “O homem é um animal político, assim como disse Aristóteles, então é de suma importância o nosso contato com o Legislativo desde jovens para nossa formação como indivíduos e nossa participação ativa no meio social, além de nos fazer ter noção de cooperação e ver a necessidade do outro”, comenta.

O coordenador do projeto Câmara Mirim, o procurador jurídico Diogo Ramos Cerbelera Neto, aprovou o desempenho dos alunos. “Foi extremamente produtivo, fiquei impressionado com a desenvoltura demonstrada pelos vereadores mirins. Em especial, a capacidade de oratória e postura cívica que adotaram ao longo da simulação”, frisa.

“Estou muito satisfeito com os resultados e certo de que durante a sessão oficial veremos jovens comprometidos com os valores democráticos e preparados para representar, de maneira exemplar, a comunidade estudantil”, pontua.

Ele ressalta que o projeto demonstra a importância de aproximar o Legislativo da juventude. "Além de reforçar que a política não é algo distante, mas parte integrante da vida de todos. Iniciativas como essa são fundamentais para que os jovens entendam que têm voz e podem ser agentes de transformação na sociedade", finaliza.

Confira os vereadores mirins eleitos

Gustavo Diamante Novais - Presidente

Felipe Furuuti Dutra - Vice-Presidente

Ana Júlia Alves Galvão - Primeira Secretária

Carolina Basso Ferreira - Segunda Secretária

José Lucca Nespolis Cavitioli - Vereador Mirim

Eduardo Costa Rodrigues - Vereador Mirim

Hayana Vitória Arques Silva - Vereadora Mirim

Lucas Martin Silva - Vereador Mirim

Emanuele Rodrigues Oliveira - Vereadora Mirim

Assim como as sessões ordinárias, os trabalhos da Câmara Mirim são transmitidos ao vivo pelo canal da TV Câmara no YouTube e no Facebook. Todas as transmissões ficam disponíveis após seu encerramento.