Em parceria com Sesc, Câmara Mirim de Álvares Machado realiza projeto ambiental

por Rogerio Mattive publicado 03/11/2024 18h03, última modificação 03/11/2024 18h03
Ação envolvendo vereadores mirins implantará minibosque em área verde do Legislativo

Educar e conscientizar. Após aprenderem na prática sobre o papel da política na construção de uma sociedade justa e igualitária por meio de sessões em plenário, os vereadores mirins de três escolas estarão envolvidos na implantação de um projeto ambiental, que será concebido em área verde da sede da Câmara Municipal de Álvares Machado.

Além de transformar o espaço em um minibosque, o objetivo é despertar nos adolescentes o cuidado com a natureza. Para tal, o Legislativo conta com parceria formada com o Sesc Thermas de Presidente Prudente, fomentador de ações ambientais por meio do projeto pioneiro 'Florestar'.

"Após a pandemia, conseguimos resgatar esse importante projeto que é a Câmara Mirim. Agora, juntos com o Sesc, vamos realizar o plantio de mudas nativas trazendo essas crianças para a nossa realidade, que é o cuidado com o meio ambiente. É muito importante que eles tenham esse despertar pelo cultivo e zelo pela natureza", diz a presidente do Legislativo, Estela do Escritório (PP).

Durante visita técnica à sede do Legislativo, o agente de educação ambiental do Sesc Thermas, Carlos Eduardo Lobo, fez o levantamento da área e discutiu sobre a implantação do minibosque frutífero com a vereadora, que esteve acompanhada pelo procurador legislativo e coordenador da Câmara Mirim, Diogo Ramos Cerbelera.



"É uma área que realmente está ociosa, onde podemos fazer um plantio com foco nas frutas nativas, além de ervas medicinais para enriquecer ainda mais esse projeto. É uma forma de trazer mais diversidade promovendo a parte estética e ecológica", fala o especialista.

Antes do plantio, a ideia é realizar uma oficina com os vereadores mirins. Além de servir como espaço de convivência aos servidores e visitantes do Legislativo, o minibosque também terá como missão acolher abelhas e pássaros.

"O propósito é pensar no ecossistema, em um todo, incluindo as espécies da nossa região para oferecer alimento também para as abelhas, pássaros, entre outros. Devemos agregar ao espaço mudas de jaboticaba, pitanga, cereja-do-Rio-Grande, Uvaia, Cabeludinha. São espécies maravilhosas que fomos perdendo ao longo do tempo", frisa Lobo.



A ação está prevista para a última semana de novembro, antes dos recessos parlamentar e escolar. "Acredito que essa parceria fortalece o projeto e idealiza a própria ideia de Câmara Mirim, que é de conscientizar os jovens a respeito da democracia, mas também da coletividade e do meio ambiente. Os jovens aprenderão também que faz parte da democracia a participação ativa da sociedade, dentre elas, a conscientização ambiental. Estou muito ansioso para ver as crianças colocando a mão na massa nos próximos dias", comenta o coordenador da Câmara Mirim.

"Fico muito feliz de participar de tudo isso durante a minha gestão. Peço para que os próximos vereadores e presidente continuem com esse projeto e deixem a Câmara Mirim ainda mais forte", finaliza Estela.