Com plenário lotado, vereadores mirins realizam terceira sessão do ano

por Rogerio Mattive publicado 05/10/2024 23h27, última modificação 05/10/2024 23h27
Estudantes do Colégio Objetivo debateram diversas melhorias para cidade

Com a galeria do Plenário Vereador Sebastião Antônio Pereira, os vereadores mirins do Colégio Objetivo realizaram a terceira sessão do ano pela Câmara Mirim de Álvares Machado. Novamente, os alunos surpreenderam diante dos requerimentos apresentados em busca de melhorias ao município.

Com início às 9h dessa sexta-feira (4), a sessão mirim discutiu diversas proposituras formuladas pelos próprios alunos por cerca de uma hora. Também foram aprovadas moções de aplausos, entrega de medalha e de homenagens propostas pelos jovens.

"Se eu pudesse resumir em uma palavra, seria satisfação. Fico muito orgulhoso e feliz de ver os jovens ativos na vida pública, preparados e interessados com o bem-estar social. Pude perceber o quanto se dedicaram para isso diante da necessidade e vontade de pesquisarem antes. Tanto que fizeram com excelência os requerimentos e moções. Até projeto de lei apresentaram", analisa o coordenador do projeto da Câmara Mirim, o procurador jurídico da Câmara Municipal, Diogo Ramos Cerbelera Neto.

A sessão foi presidida por Gustavo Diamante Novais, que contou com o auxílio de Felipe Furuuti Dutra (vice-presidente), Ana Júlia Alves Galvão (primeira secretária) e Carolina Basso Ferreira (segunda secretária).

A legislatura mirim contou ainda com os seguintes vereadores: José Lucca Nespolis Cavitioli, Eduardo Costa Rodrigues, Hayana Vitória Arques Silva, Lucas Martin Silva e Emanuele Rodrigues Oliveira.

"Os jovens de Álvares Machado estão em bons caminhos. Isso me deixa ansioso para ver a desenvoltura dos jovens de outras escolas participando na prática da atuação do Poder Legislativo. Que o projeto cresça cada vez mais", pontua.

Maria Auxiliadora Cabrera Parra Freitas, diretora do colégio, ressalta o papel da Câmara Mirim no entendimento dos jovens sobre o trabalho legislativo e da sua importância para a cidade. "Vejo de grande importância o projeto. Dando a oportunidade aos estudantes de entenderem todo processo legislativo, além de fomentar a expressividade, criatividade e engajamento. Assim, valorizando o trabalho do legislativo”, opina.

"A Câmara Mirim também viabiliza e instiga a vontade destes jovens em serem futuros políticos de nossa cidade. Parabéns a todos envolvidos da Câmara Municipal neste projeto tão lindo", finaliza.

Transmissões

Assim como as sessões ordinárias, os trabalhos da Câmara Mirim são transmitidos ao vivo pelo canal da TV Câmara no YouTube e no Facebook. Todas as transmissões ficam disponíveis após seu encerramento.