Com eleição finalizada, vereadores mirins de Coronel Goulart discutem propostas

por Rogerio Mattive publicado 16/08/2024 23h06, última modificação 16/08/2024 23h06
Reunião com alunos debate funções legislativas e fomenta construção de projetos

Articulados e conscientes do papel do cidadão na sociedade. Esta é a imagem registrada pelos integrantes da Câmara Municipal de Álvares Machado durante reunião com os nove estudantes da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Vereador José Molina, localizada no Distrito de Coronel Goulart, que foram eleitos para a Câmara Mirim.

No encontro realizado nesta sexta-feira (16), os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as funções legislativas, além de iniciarem a construção da pauta de projetos que serão votados em sessão, que está marcada para o dia 30 deste mês, às 9h, no Plenário Vereador Sebastião Antônio Pereira, sede do Legislativo Machadense.

"Tivemos uma surpresa muito agradável, com algumas crianças muito articuladas, conscientes dos seus deveres como cidadãos. Eu fiquei impressionado com eles e acho que vamos ter um resultado muito positivo em relação à escola de Coronel Goulart. Foi criada uma expectativa muito grande para que seja um dos melhores trabalhos da Câmara Mirim", analisa o diretor legislativo da Câmara Municipal, Paulo Villalva. Ele esteve acompanhado da presidente do Legislativo, Estela do Escritório, e do procurador jurídico da Casa de Leis, Diogo Ramos Cerbelera.

Villalva adianta que a dificuldade será em limitar o número de requerimentos em pauta diante do volume de assuntos discutidos na reunião com os vereadores mirins. "Além do treinamento, houve também um debate de ideias e de reivindicações para melhorias na escola e no próprio distrito. Vamos ter frutos importantes nesse contexto".

Responsável em presidir a sessão mirim, a aluna do 8º ano, Alcides Mirella da Silva, 14 anos, destaca a oportunidade de encaminhar ao Executivo os pedidos de melhorias ao distrito.

"Foi uma reunião muito legal, pois a gente discutiu sobre o que precisamos tanto na escola como no distrito, o que será bom para nós estudantes e para a população de Coronel Goulart. Temos vários pedidos, como questão de asfalto nas ruas, reforma da escola e outros problemas. Estou feliz pela oportunidade e por saber que estamos envolvidos nesse projeto", frisa.

Com apenas 10 anos, Enrico Porangaba de Pádua Pereira desempenhará a função de 1º Secretário da Mesa Diretora. O estudante do 5º ano afirma que sua participação no projeto da Câmara Mirim despertou o interesse pela política ao entender que é possível melhorar a qualidade de vida da população.

"Eu estou achando muito interessante, sendo uma experiência muito legal. Esse projeto abriu uma luz na minha mente sobre a política e como poder ajudar a vida de vários cidadãos. É interessante ver que a gente ainda nem se formou e ter todo esse poder político. Espero que ocorra tudo bem [na sessão], porque é uma função muito importante. A gente espera que os pedidos [que serão votados] sejam atendidos", fala.

Próximos passos

Na próxima sexta-feira (23), será realizado um novo treinamento com os vereadores mirins. Desta vez, no plenário do Legislativo. "Será para simular a sessão do dia 30. Terminado o treinamento, vamos tirar as dúvidas com relação ao protocolo de execução dos trabalhos", detalha Villalva.

"Lembramos que a sessão mirim é aberta ao público e todos podem acompanhar ao vivo pela transmissão no canal da Câmara no YouTube. Esperamos contar com a presença das pessoas para prestigiar o trabalho", finaliza.

Confira os vereadores mirins eleitos da Escola José Molina

Alcides Mirella da Silva, 8º ano (presidente)
Maycon Douglas de Paulo, 8º ano (vice-presidente)
Enrico Porangaba de Pádua Pereira, 5º ano (1º secretário)