Câmara Municipal cobra melhorias em cemitérios de Álvares Machado
Em sessão ordinária realizada na noite dessa terça-feira (30), a 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Álvares Machado aprovou nove requerimentos de providências. Entre os assuntos discutidos, manutenções e ampliação dos cemitérios.
Na pauta da sessão, foram duas indicações de melhorias solicitadas pelos parlamentares Pedrinho do Coral (PSD) e Zé Carteiro (PT). Elas são referentes a necessidade de restauração do obstáculo instalado na Rua Presidente Prudente, esquina com a Rua Pedro Mazzaro; e roçagem nas Chácaras Recreio Cobral e Núcleo Industrial (Nindam), respectivamente.
Aprovados
Por meio de requerimento de providências, a presidente do Legislativo, vereadora Estela do Escritório (PP), cobra do Executivo a apresentação de relatório detalhado sobre os exames de rotina realizados por laboratório contratado pelo município, durante dias úteis e aos sábados. Nele, deve constar a lista dos exames, sua frequência de realização e o horário de funcionamento do local.
"O laboratório foi contratado para prestar serviços ao município pelo SUS. A informação que chegou é que não estão atendendo aos sábados. Então, quero saber quais os exames que não estão sendo atendidos aos sábados pelo SUS. Tem gente que trabalha, e assim cria transtorno a esse povo. Isso é um complemento do meu outro requerimento para tentar entender o que está acontecendo em nossa cidade", frisa a vereadora.
Estela requer ainda informações sobre quais providências serão tomadas quanto a crescente presença de formigueiros no Cemitério Municipal do Distrito de Coronel Goulart, como também previsão de recapeamento da Rua Francisco Alves. "O cemitério tem muitos focos de formigas, que estão 'engolindo' os túmulos. Tem orçamento para essa manutenção, então peço para que a Prefeitura olhe essa questão. É um cemitério que segue em utilização", diz.
O parlamentar Pedrinho do Coral (PSD) apresentou requerimento solicitando informações ao Executivo sobre o processo de ampliação do Cemitério Municipal diante da recente aprovação de um loteamento ao lado.
"É importante fazer estudo técnico dessa área para ampliação do nosso cemitério. É uma área de 2,8 mil metros quadrados, que já se encontra liberada ao município. Já não há mais espaço, a não ser no cemitério do Distrito de Coronel Goulart. Fazer um novo será muito difícil. É interesse de todo o povo machadense, pois uma hora todos nós vamos partir", fala Pedrinho do Coral.
Já Cláudio Salomão (PP), mais uma vez, aciona a concessionária Cart solicitando a implantação de redutores de velocidade no acesso das Chácaras Califórnia pela Estrada Vicinal Vereador José Molina. "A vicinal vai até o Distrito Coronel Goulart, sendo administrada pela concessionária Cart até 2039. As pistas são um tapete, mas não há acostamento ou dispositivos de emergência. Principalmente nos pontos de grande fluxo de veículos e de caminhões. O acostamento está cheio de buraco, mato. Solicitamos à Cart que olhe com atenção a esse pedido antes que ocorra novos acidentes ou mortes", pontua Salomão.
Em outro requerimento, o vereador pede ao Executivo informações sobre a disponibilização de vacinas contra raiva para cães e gatos do município.
Zé Carteiro (PT) solicitou ao Executivo, em três requerimentos, informações sobre previsão de recape na Rua 9 de julho e de reparos na Rua XV de Novembro, além de manutenção da tampa de concreto da galeria localizada na Rua Nivaldo Zorzatto.