Câmara Mirim de Álvares Machado realiza primeira sessão do ano

por Rogerio Mattive publicado 13/06/2024 11h39, última modificação 13/06/2024 11h39
Trabalhos terão início nesta sexta-feira, com estudantes da Escola Sesi

Nesta sexta-feira (14), às 9h, será realizada a primeira sessão da Câmara Mirim de Álvares Machado deste ano. Os trabalhos serão conduzidos pelos estudantes da Escola Sesi, que promoveram eleições para a escolha dos vereadores mirins e daqueles que auxiliarão durante as discussões das propostas.

Com rito adaptado aos vereadores mirins, a sessão terá duração de aproximadamente uma hora e será realizada no Plenário Vereador Sebastião Antônio Pereira, sede do Legislativo Machadense.

Aberta ao público e com transmissão ao vivo pelo canal da Câmara Municipal no Youtube, a sessão terá a supervisão do diretor legislativo Paulo Villalva, além da participação da presidente da Casa de Leis, Estela do Escritório (PP), e demais vereadores.

Após a discussão das propostas formuladas pelos próprios estudantes, os pedidos serão encaminhados ao Poder Executivo por meio de requerimento de providências para que sejam analisados e implantados no município.

Retomada

Criada em 2011, a Câmara Mirim de Álvares Machado teve seus trabalhos retomados este ano. O projeto desenvolvido pela Câmara Municipal tem como objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância da política no cotidiano da população. A ação educativa simula a atividade legislativa, desde a elaboração de projetos até a votação em plenário.

A Escola Sesi é a primeira, dentre as nove unidades de ensino participantes do projeto. Atualmente, a unidade conta com 380 estudantes matriculados, que foram os responsáveis pela escolha dos nove legisladores mirins que, por sua vez, elegeram a Mesa Diretora.

Em seguida, participarão os alunos das oito unidades da rede municipal de ensino; cada escola realizará a eleição para a escolha dos vereadores e da Mesa Diretora, após contarem com palestras e orientações comandadas pelos integrantes do Legislativo.