Aprovado projeto que obriga divulgação de lista de espera por consultas e cirurgias

por Rogerio Mattive publicado 18/09/2024 11h41, última modificação 18/09/2024 11h41
Vereadores encaminham indicações de melhorias ao Executivo

A 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Álvares Machado aprovou projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da divulgação de listagens de pacientes que aguardam por
consultas, exames e cirurgias na rede pública de saúde da cidade.

Na sessão ordinária realizada na noite dessa terça-feira (17), também foram encaminhadas ao Executivo indicações de melhorias em três pontos do município.

Transparência

A proposta discutida em plenário obriga o Poder Executivo a dar publicidade às listagens de pacientes que aguardam por consultas ou procedimentos médicos. Contudo, deve assegurar o sigilo dos dados pessoais, como nome, endereço, número de Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF). O projeto de lei é de autoria da vereadora Estela do Escritório.

Segundo a propositura, a divulgação da ordem de espera deve ser realizada por meio eletrônico no site da Prefeitura de Álvares Machado, sendo assegurada a possibilidade de consulta da fila de maneira presencial na unidade de Saúde, bem como a disponibilização de outros meios que viabilizem o acesso à informação.

As informações divulgadas devem conter número de protocolo e a data da solicitação do procedimento; data de nascimento do solicitante; o tipo da solicitação; data agendada para o atendimento; além da situação atualizada da lista para demandas realizadas, desistências ou em espera.

Ficará autorizada a alteração da situação do paciente inscrito na listagem de espera com base no critério de gravidade do estado clínico, quando comprovada a emergência por laudo médico ou por decisão judicial.

Indicações

Por meio de indicação, o vereador Pedrinho do Coral solicita o reparo ou instalação de novo sistema de escoamento de água na Rua Armando Sales.

Já o parlamentar João Sanchez indica a necessidade de colocação de alambrado e tela na praça do bairro São José, além de reparo no sistema de captação de águas pluviais da Rua Antônio Gaban.