História

por ariane — publicado 20/06/2018 12h40, última modificação 03/07/2018 10h31

alvares machado

(Álvares Machado)

Pq dos Pinheiros

(Jardim Panorama e Parque dos Pinheiros)

Cel Goulart

(Distrito Coronel Goulart)

 

A Estrada de Ferro Sorocabana foi fundada em 1872 e o primeiro trecho da linha foi aberto, em 1875, até Sorocaba, trazendo imigrantes para a região.

 Em 19 de março de 1916, aportou na região, procedente da cidade mineira de Alfenas, o brasileiro Manoel Francisco de Oliveira. A primeira noite ele passou sob uma figueira, cujo local mais tarde passou a ser conhecido como "Brejão", o núcleo inicial do futuro município de Álvares Machado.

Trazendo na bagagem muitos sonhos e vontade de vencer, chegaram por volta de 1916 os primeiros imigrantes japoneses, no bairro Brejão - berço do que é hoje Álvares Machado. O agricultor Itiro Hoshino, que veio para explorar as terras, adquiriu de início 3.000 alqueires e depois mais 2.000, de terras que pertenciam ao município de Santo Anastácio. Em 1916 vieram Issotaro Ide, Tomozo Aoki, Sanzo Hirata e Saroko Aoki, quando iniciaram a formação da Colônia Japonesa em Álvares Machado. Logo após, a leva de orientais vinda para o interior de São Paulo era constante. Entre 1920 a 1925 já existiam na colônia mais de 30 famílias no Brejão. No inicio da colonização, Álvares Machado pertencia à Comarca de Paraguaçu Paulista, um patrimônio chamado Conceição de Monte Alegre. Os sepultamentos eram realizados em Presidente Prudente, num antigo cemitério onde, hoje, se localiza a Rodoviária. As doenças eram intensas, várias pessoas morriam e não havia a possibilidade de ficar levando os mortos até Presidente Prudente. Por isso, reuniu-se uma comitiva de japoneses e foi até Monte Alegre, solicitar uma autorização para fundar um cemitério com o nome de Cemitério Japonês em 1918.

No ano de 1921, Manoel Francisco de Oliveira iniciou um loteamento dando-lhe o nome de Patrimônio São Luiz.

No mesmo ano, o Governo do Estado de São Paulo mudou a designação da Estação da Estrada de Ferro Brejão para Álvares Machado, em homenagem ao cientista político do Império, Francisco Álvares Machado e Vasconcelos.

Francisco Álvares Machado foi médico famoso, pioneiro da oftalmologia brasileira, sendo um dos primeiros cirurgiões a praticar a operação com trepano, em nosso país. Foi, também, deputado geral em várias legislaturas, de 1834 a 1846, tendo falecido a 04 de julho de 1846, em plena atividade parlamentar. Como tributo, liderou a campanha da maioridade e posteriormente, antecedendo Duque de Caxias, assumiu a Presidência da Província do Rio Grande do Sul, em 1840.

 A procura de novas terras para agricultura e a facilidade de transporte para os centros consumidores, foram elementos preponderantes no desenvolvimento local, possibilitando seu rápido povoamento.

Em 26 de dezembro de 1927, pela Lei nº 2.242, o patrimônio foi elevado a Distrito de Paz, pertencente a Presidente Prudente. Em 30 de novembro de 1944 elevou-se a município, sendo agregado a seu território, partes das terras de Presidente Prudente.

 O município constituía-se dos Distritos de Paz de Álvares Machado, Alfredo Marcondes e Coronel Goulart. Em 24 de dezembro de 1948, pela Lei 232 foi desanexado o distrito de Alfredo Marcondes.

Para saber mais acesse:

https://www.alvaresmachado.sp.leg.br/institucional/a-cidade/historia-machado.pdf/at_download/file